Como montar uma academia em casa!

10 03 2011

Frequentar uma academia exige investimento, tirando o dinheiro gasto com suplementos, modalidades diversas, alimentação e ás vezes um personal trainer, um indivíduo que deseja se exercitar em uma academia de ginástica deve gastar no mínimo 600,00 a 800,00 reais anuais considerando as médias de preço das academias mais baratas do Distrito Federal. Considerando ainda que você deve adequar seus horários aos da academia  e existem dias em que você não tem disponibilidade de passar na academia e que em geral os alunos vão em média três dias por semana, malhar em casa pode ser mais cômodo e economicamente viável do que malhar em uma academia.

As vantagens de ter uma academia em casa vão além da possibilidade de malhar descalço e sem camisa, caso você seja experiente em segurança durante o treino ela representa o mesmo risco de acidente que uma academia comum. Quando você malha em casa, você não precisa ouvir “Rebolation” ou Exaltasamba no meio da série de agachamento e nem esperar a tiazinha que fica 30 minutos no aparelho por série. Além de tudo isso ela fica aberta 365 dias por ano e você pode malhar meio dia, 10 da noite ou de madrugada quando estiver com insônia e sem internet.

Considerando os indivíduos que buscam a academia apenas para a prática de musculação, deixo algumas dicas para montar uma academia particular no conforto de sua casa.

Existem no mercado diversas estações de musculação, equipamentos que prometem exercícios para diversos grupamentos musculares. Estas estações multiexercícios são ideais para quem tem interesse em ter uma mini academia em casa e pode ser utilizada por diversas pessoas em diversos níveis de treinamento. Os preços variam a partir de 300,00 reais. A desvantagem fica por conta da exigência de um espaço adequado e da impossibilidade de mudar o local, já que a montagem e a desmontagem demanda um tempo considerável.

Eu considero como uma filosofia de musculação a seguinte idéia: com um par de halteres malho o corpo inteiro. Adquirindo um banco reto ou regulável, um par de halteres desmontáveis e um conjunto de anilhas, junte a isso um pouco de conhecimento em treinamento de força e eu posso desenvolver um programa de treinamento com diversas probabilidades e variações, sempre observando os princípios do treinamento desportivo para no fim alcançar ganhos de força e hipertrofia sem sair de casa.

Em ambos os casos acima, complemente sua academia com um ou dois colchonetes para exercícios no solo, uma corda, bicicleta ergométrica ou esteira (depende da sua condição financeira) ambas favorecem um treinamento aeróbico, e adquira ainda barras de diversos tamanhos, uma bola suíça, uma prancha para exercícios abdominais ou um saco de pancadas, itens que vão incrementar sua academia e diversificar as formas de treinamento, levando sempre em consideração que você está em casa, e que as exigências de uma academia em casa demandam atenção com os outros moradores, espaço, mobilidade etc.

A aquisição dos equipamentos ainda é o maior problema para quem quer malhar em casa, em lojas virtuais o preço médio de anilhas é R$ 6,50 por quilograma e um banco reto não sai por menos de 200,00 reais. Pesquisar é o melhor remédio, e uma dica que eu dou é sempre procurar nos classificados de jornais da sua cidade, sempre tem uma academia que está renovando sua aparelhagem e vendendo anilhas e bancos a preços infinitamente menores, barras também são disponibilizadas a preços bem mais em conta do que em lojas virtuais, assim como esteiras e bicicletas ergométricas semi-novas; recomendo a compra de colchonetes novos e um apoio de um instrutor para orientar o programa de exercícios de um iniciante.

About these ads

Ações

Information

One response

14 09 2012
b

gostei das suas dicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: